• icon(11) 3106-2790
  • iconeducafrotech@educafro.org.br
  • iconR. Riachuelo nº 342 - Sé - São Paulo - SP

Nossa história

Projeto EducafroTech

Mentoria

Prof. Ednilson Martiniano e Prof. Luiz Augusto

Para a Educafrotech, mentores são aqueles que dão suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva seus skills, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que ela possa vir a ser! Esse foco foi perseguido por todos nós nessa etapa e muitos hoje estão bem empregados por causa dessa engrenagem do bem!
About

About

About

Primeira Turma de Alunos Formandos


Através da mentoria do Prof. Ednilson Martiniano (responsável pelas disciplinas voltados ao desenvolvimento em TI) e o Prof. Luiz Augusto (responsável pelas disciplinas voltadas para lógica de programação) os alunos tiveram dois períodos disponibilizados para um curso regular, durante a semana das 19:00h as 22:00h e aos sábados, o curso intensivo das 9:00h as 22:00h. Foram duas turmas em setembro de 2019. A primeira turma formada na EducafroTech recebeu uma proposta para criar e desenvolver alguns projetos como Sites, Marketplace e Aplicativos.

01

O Desafio

Atender a demanda do mercado de TI com a formação de profissionais negros, capacitados em um curto espaço de tempo com conteúdo necessário para os primeiros passos dentro de empresas parceiras do projeto Educafrotech.

02

O Método

Aplicação de cursos intensivos presenciais e remotos com aulas específicas, ministradas por professores voluntários envolvidos com o mundo corporativo da Tecnologia da informação e experientes em suas atividades profissionais.

03

O Resultado

A inclusão tecnológica chegou através da Educafrotech, vários alunos afrodescendentes formados e em sua maioria encaminhados para algumas das maiores empresas parceiras do mercado de TI como ITAU, Everis, CI&T entre outras.

EducafroTech:Etapa Importante

O Projeto

Mais uma vez Frei David se viu diante de um novo desafio: Criar caminhos para inclusão de jovens afro-brasileir@s só com ensino médio, sem formação técnica ou superior, desta feita no concorrido mercado da Tecnologia da Informação. A Educafrotech, que já estava a "200 por hora", (uma das metas era abrir salas da Educafrotech nas empresas) fez uma parceria com a Empresa Carambola e, entre os vários indicados e contratados pela CARAMBOLA estavam o Ednilson Martiniano e o Luiz Augusto. Porem o grande contrato que a empresa CARAMBOLA estava esperando, não saiu e tiveram que dispensar muita gente, inclusive os recém contratados da Educafrotech. Muito embora a Educafrotech já estivesse atuando de forma diferenciada, o projeto ganha corpo com a demissão de Luiz e Ednilson, como professores da Empresa Carambola. O Frei decidiu não os deixar na mão e os contratou para trazerem todos os pré-selecionados pela Carambola, que foram indicados pela Educafrotech, abrindo a primeira turma presencial. Foi um ato corajoso, pois o investimento, inesperado, foi alto! O desemprego destes dois ex-professores indicados da EDUCAFRO tech, Ednilson Martiniano e Luiz Augusto motivou, sem hesitar, o Frei a iniciar, na cara e na coragem, a abertura do curso presencial na sede da EDUCAFRO. Eles aceitaram ser contratados e abraçaram a ideia de ampliar o modelo de ensino presencial de TI. Ajudaram o Frei a desenhar a primeira estruturação dos cursos, para formação dos alun@s. Foram eles também os responsáveis, com outros voluntários, pelas aulas ministradas nas primeiras turmas presencias em 2019. Com o advento da pandemia os cursos presencias foram suspensos, porem uma equipe nova, de professores voluntários, iniciou e está trabalhando incansavelmente na construção do conteúdo virtual, disponível nessa plataforma. E com uma ousada novidade implementada pelo Frei David - dar uma bolsa a esses alunos para estudarem. A bolsa era dinâmica e seu valor mensal dependia da produção dos alun@s! Isso gerou uma autoestima enorme na multidão de desempregados! Os que arregaçaram as mangas e aceitaram ser contratados para o projeto presencial da Educafrotech (Prof. Luiz Augusto e Prof. Ednilson Martiniano) estão iniciando hoje (2021) um novo projeto no extremo leste da cidade de São Paulo, cujo nome é Ubuntu Last Hub a fim de dar continuidade a esse modelo de ensino inclusivo e profissionalizante, provocado pelo Frei David na Educafrotech.

Registro Visual

About
about
about
Depoimento
Prof. Luiz Augusto


Depoimento
Prof. Ednilson Martiniano